INFORMATIVO CONTRASP-CORONAVÍRUS

VIGILANTE – CORONAVIRUS – UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA SOCIAL

O vigilante está na linha de frente, ele é o primeiro trabalhador a receber e atender a população em seu posto de serviço e por isso deve redobrar os cuidados para que não contraia o vírus.

Em época de coronavirus o Vigilante pode ser umas das categorias mais atingidas, por isso todo cuidado e prevenção se fazem necessários para manter os trabalhadores e a população livres dessa pandemia que assola o mundo.

Sem pânico!! Mas toda atenção e cuidado devem ser redobrados nesse momento, e o Vigilante deve se prevenir. Para isso, separamos algumas medidas que o vigilante deve tomar em seu posto de serviço para evitar o contágio.

8 formas de se prevenir do coronavírus

  • Lave as mãos de forma adequada, várias vezes ao dia;
  • Mantenha a distância de um metro das pessoas, sempre que for possível;
  • Use máscaras de proteção adequadamente;
  • Verifique sua temperatura regularmente;
  • Evite grandes multidões;
  • Nunca toque seu rosto com as mãos sujas, evitando principalmente as áreas dos olhos, nariz e boca;
  • Faça uso do Ácool a 70%, para desinfetar as mãos e as superfícies de trabalho, sempre que achar necessário, inclusive: celular; rádio; teclados e mouse dos computadores;
  • Mantenha o ambiente arejado e ventilado;

Pessoas gripadas ou resfriadas No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades quanto ao que deve ser feito.

Listamos abaixo algumas dicas para que você e sua família saibam como proceder se já estiverem doentes:

1- Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;

2- Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;

3- Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;

4- Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.

INFORME-SE e PROTEJA-SE Quais são os sintomas do coronavírus?

• Febre;

• Espirros;

• Tosse;

• Coriza;

• Falta de ar.

O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade. O coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar das seguintes formas:

1. Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos;

2. Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

3. Tosse;

4. Espirro;

5. Contato com secreções respiratórias.

ATENÇÃO VIGILANTE!

SEUS DIREITOS

Atenção vigilante, diante do quadro mundialmente caótico ocasionado pelo Coronavírus, você sabe quais são os seus direitos em relação a faltas e descontos no holerite?

Dentre as medidas adotadas pode-se destacar a edição da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, onde poderão ser adotadas algumas medidas preventivas como, por exemplo, isolamento, quarentena, determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais etc. (art. 3º).

Nesses casos a Lei assegurou às pessoas afetadas pelas medidas acima, dentre outros direitos, o de considerar falta justificada (sem sofrer desconto) ao serviço público ou à atividade laboral privada o período de ausência decorrente das medidas previstas na referida Lei.

Essa é uma questão de saúde pública e principalmente de consciência social e coletiva, esse é um vírus altamente transmissível e o momento é de responsabilidade.

Previna-se e proteja-se, assim você esta