CONVÊNIO MINHA CASA.NET: REPORTAGEM COM LUIZ CORCINO

Infelizmente, o golpe da casa própria tem voltado as manchetes dos jornais, sendo um dos mais cruéis golpes financeiros, já que mexe com um dos principais sonhos da pessoa comum: a sua casa própria.

É muito importante ter uma excelente orientação profissional na hora da compra do imóvel, e essa orientação perfeita só pode ser oferecida pelo Corretor de Imóveis, um profissional devidamente habilitado e inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Somente esse profissional pode, por lei, efetuar a venda de um imóvel. E não basta somente estar inscrito no CRECI, é preciso estar ativo, com suas obrigações em dia, para poder oferecer o seu trabalho como corretor.

Segundo Luiz Corcino, Diretor do SUACASANOVA.NET, com mais de 10 anos de atuação no Mercado Imobiliário e que tem uma parceria de anos com o SINDVIG-RIO para atendimento dos vigilantes que desejam comprar sua casa própria, prestar atenção nos detalhes de uma negociação é a melhor maneira de fugir dos golpes da casa própria:

“o comprador deve ter todo cuidado mundo na hora de realizar o seu sonho. Não acreditar em vantagens mirabolantes, em preços mínimos e principalmente saber escolher quem lhe dará o atendimento” diz Corcino.

“Não se pode dar dinheiro nas mãos de uma pessoa ou uma empresa que não se conhece”.

Deve se evitar repassar somas a título de entrada sem nem ao menos se ter feito uma análise de crédito, afinal, somente após uma análise de crédito criteriosa efetuada por um banco, é que o cliente vai saber qual o valor de financiamento o banco irá lhe conceder. A partir daí é que podemos começar a pensar qual será o valor da entrada do imóvel.” Nem mesmo uma simulação irá determinar esse valor, afinal, como o próprio nome diz, é somente uma simulação.

Outro ponto fundamental, ainda segundo Luiz Corcino da SUACASANOVA.NET. é tomar cuidado com o profissional que atende.: Exigir a apresentação da Carteira do CRECI RJ e dar uma olhada no site para conferir se o corretor está ativo (https://servico.creci-rj.gov.br/spw/ConsultaCadastral/TelaConsultaPubCompleta.aspx) . O golpista se aproveita do desconhecimento do comprador para se dar bem. Da mesma maneira que o cliente não procura um açougueiro para realizar uma cirurgia, ele não deve procurar pessoas sem habilitação para a compra de um imóvel. Afinal, se não podemos confiar em um médico sem CRM, não se pode comprar um imóvel em uma pessoa sem o CRECI.

Por fim, não tenha medo de exigir documentos, de tirar todas as sua dúvidas. Zele pelo seu dinheiro, pela sua história. Na dúvida, dê um passo atrás. Não se compra imóvel na emoção, na empolgação. Imóvel é para ser comprado com os pés bem no chão. Dentro da sua realidade financeira, acompanhando cada detalhe. Respeite a você mesmo, afinal, você é a sua principal segurança.

Quais são os principais golpes de financiamento imobiliário?

Um golpe de financiamento imobiliário é uma ocasião em que o sujeito que anuncia a venda (seja ele o proprietário, o corretor ou um farsante) age de má fé, prejudicando o comprador. Em muitas ocasiões, o imóvel em questão é anunciado por um preço vantajoso demais ou o comprador sofre muita pressão do vendedor para concluir a transação rapidamente, sem dar tempo de verificar a documentação do imóvel e do proprietário.

Como evitar golpes na compra de um imóvel?

Financiamentos imobiliários costumam ter a documentação do vendedor analisada pela instituição financeira responsável por liberar o crédito, mas isso não te impede em cair em armadilhas. Por isso, para evitar golpes na compra de um imóvel, exija a documentação completa do imóvel e do vendedor antes de pagar qualquer sinal ou assinar qualquer contrato diretamente com o vendedor. 

Para não cair em golpes de vendas de terrenos ou de apartamentos (novos ou usados), conte com a ajuda de corretores e advogados. Verifique se esses profissionais são cadastrados em suas entidades de classe (Creci, no caso dos corretores, e OAB no caso dos advogados

pedindo uma certidão de débitos negativos ao Município. Se for um apartamento, peça ao síndico do prédio uma declaração informando eventuais taxas não pagas pelo proprietário.  

Não entregue dinheiro ao vendedor por pressão e sem garantias

É sempre válido entender como funciona o processo de compra e venda de imóveis. No caso do financiamento, é pedida uma entrada e o restante do valor é financiado pelo banco. No entanto, uma parcela pequena dessa entrada pode ser pedida como um adiantamento para confirmar a compra: trata-se de um sinal. 

Geralmente, o sinal é pago quando um contrato de compra e venda é assinado entre comprador e  vendedor. Mas isso não é suficiente para concretizar a operação: um contrato emitido pelo banco ainda precisa ser assinado por todos os envolvidos.

Depois da assinatura, o documento precisa ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado. No financiamento, não há risco de falsificação de escritura do imóvel porque esse trâmite não é exigido. O contrato da operação assinado e registrado em cartório já vale para concretizar o negócio. 

Assim, tenha muito cuidado na hora de pagar o sinal. Desconfie de pressões exageradas por uma garantia, de valores que excedam muito 10% do valor do imóvel e só aceite pagar qualquer valor caso tenha certeza da operação. 

Também é errado oferecer qualquer pagamento sem um documento bem elaborado assinado entre as partes, com penalidades previstas para o vendedor em caso de desistência e garantia da devolução do dinheiro em caso de qualquer problema com a documentação do proprietário. 

Como identificar um documento de imóvel falso?

A melhor forma de identificar um documento de imóvel falso ou qualquer outra fraude possível é ter a ajuda de especialistas. Bons advogados e corretores, cujos nomes você encontre com cadastro válido nos respectivos órgãos de classe, podem te ajudar ao longo de todo esse processo. Tratar de compra e venda de imóveis é o dia a dia desses profissionais, então qualquer problema pode chamar a atenção mais rápido. 

Por outro lado, se você acredita estar diante de um golpe e tem dúvidas de como proceder em caso de estelionato de imóveis, reporte a situação às autoridades competentes – à polícia e aos órgãos de defesa do consumidor, por exemplo. 

Observe se o intermediário é regularizado

“É importante o comprador ter em mente que além do dono do imóvel, os únicos habilitados para fazer transações imobiliárias são corretores e imobiliárias devidamente cadastradas no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI. Portanto, busque e verifique registros nos órgãos antes de adiantar qualquer valor”, explica Cátia Vita, especialista em direito imobiliário.

Como evitar esse o golpe de financiamento imobiliário?

A melhor forma de evitar problemas ao comprar imóveis é fazer isso com empresas conhecidas no mercado. Pois, elas não enganam seus clientes, afinal isso seria péssimo para o nome da empresa. Fora que iria contra os objetivos de muitas delas.