SHOPPING: SINDICATO LUTA CONTRA A TROCA DE VIGILANTES POR PORTEIROS E SIMILARES

A falsa sensação de segurança está rondando os clientes e lojistas em 8 shopping cariocas.

  1. Bangu Shopping
  2. Carioca Shopping
  3. Norte Shopping
  4. Shopping Leblon
  5. Shopping Tijuca
  6. Via Parque Shopping
  7. Passeio Shopping
  8. Recreio Shopping

A ALIANE SONAE+ BR MALLS  que  administra 62 Shoppings Centers em todo o Brasil, está reduzindo em 40% o efetivo de VIGILANTES e substituindo por porteiros, vigias e controladores de acesso, todos caracterizados como se fossem VIGILANTES .

O SINDICATO já teve reunião com a ALIANE SONAE + BR MALLS, informando que a troca de VIGILANTES por porteiros e similares pode acarretar em uma tragédia dentro dos estabelecimentos e que inclusive a nova portaria veda esse tipo de contratação similar ao de VIGILÂNCIA E SEGURANÇA.

O SINDICATO entende que a substituição da mão de obra especializada por outra sem a qualificação necessária, pode ser um erro fatal na segurança e vigilância de usuários e lojistas.

A Nova portaria da POLÍCIA FEDERAL 18.045 que estabelece critérios para a execução do serviço especializado de segurança e vigilância é bem clara em seu ART 186 inciso1°.

(…) As atividades de segurança privada, armada ou desarmada, podendo haver o uso, concomitante ou não, de colete, algemas, cassetete, cães, uniforme ostensivo e outros instrumentos típicos de segurança privada, englobam as funções de:

I – Abordar ou realizar contenção de pessoas, com ou sem o uso da força;

II – Realizar revista privada;

III – Realizar rondas;

IV – Intervir diante de hipótese de crime, em caráter preventivo ou repressivo; e

V – Outras funções típicas de segurança privada.

 A execução não autorizada das atividades de segurança privada por pessoa física ou jurídica, por qualquer meio, implicará a lavratura do auto de encerramento respectivo das atividades de vigilância e segurança.