O DIA: Vigilantes terceirizados da Prefeitura do Rio podem entrar de greve nos próximos dias

POR JORGE COSTA*Publicado 08/02/2021 19:21 | Atualizado 08/02/2021 19:24Rio

Vigilantes terceirizados da Prefeitura do Rio podem entrar em greve nos próximos dias. Apoiados pelo Sindicato dos Vigilantes do Rio de Janeiro (Sindvig-Rio), o grupo que trabalha para as empresas Guard Angel, que presta serviços para a área da educação do município, e AlfaSeg, para a área da saúde, estão com os salários atrasados há meses.

O presidente do Sindvig-Rio, Antônio Carlos de Oliveira, contou ao DIA que a falta de salários de trabalhadores da categoria começou no início da pandemia, com 550 vigilantes que prestam serviços para a AlfaSeg estão sem receber há quatro meses. “A prefeitura, essas pessoas não reconhecem o valor dos trabalhadores. O vigilante, o trabalhador terceirizado, é enxergado como um subtrabalhador, precarizado, excluído.

É trabalhador de segunda classe para esse pessoal, não tem relação direta com a Prefeitura do Rio. Mas antes de mais nada, são cidadãos, que tem família, são responsáveis pela família. Tem trabalhador sendo despejado, devendo pensão alimentícia, que não tem mais dinheiro para levar comida para dentro de casa”, criticou.