SINDVIG-RIO REÚNE-SE COM DELESP PARA DISCUTIR EVENTOS

No dia 20/12/2019, a Diretoria do SINDVIG-RIO foi recebida pelo Delegado Titular da DELESP, Dr. Marcelo Daemon. Na pauta da reunião estavam dois assuntos: – segurança nos Estádios de Futebol; e Eventos. A Diretoria do Sindicato apresentou os principais problemas sobre segurança nos Estádios, lembrando os últimos casos de violência que tiveram destaque na imprensa. Na reunião a Diretoria apresentou propostas para melhorar a segurança nos jogos com maior probabilidade de violência e pancadaria.

Em seguida foram apresentados os principais problemas de eventos, em especial a desorganização e a falta de responsabilidade de muitas empresas que atuam no Rio de Janeiro. A Diretoria apresentou situações que ocorreram em eventos recentes e que demonstram que muitas empresas que ganham muito dinheiro com essa atividade apenas agenciam a mão de obra dos vigilantes e não são capazes de possuir sequer um plano de segurança e um planejamento para atuação durante o evento. Empresas que comprometem a credibilidade do setor de segurança de eventos e que qualquer dia desses poderão ser responsáveis por tragédias em qualquer grande show ou outro evento.

O Delegado Titular solicitou ao SINDVIG-RIO que continue enviando as informações apresentadas, devidamente documentadas com fotos e outras provas, para que a DELESP possa autuar e penalizar as empresas que agem dessa forma. O Delegado ainda afirmou que com base na Lei da Transparência a Diretoria poderá solicitar a lista dos Vigilantes cadastrados pelas Empresas para atuar nos Grandes Eventos, aqueles que possuem um público com mais de três mil pessoas de público, e assim colaborar na fiscalização.

É preciso que os Vigilantes também colaborem, informando ao Sindicato, com a maior antecedência possível, a realização dos eventos, se possível a empresa que está contratando e o valor prometido de diária. A denúncia com antecedência do Vigilante é essencial para uma fiscalização com melhores resultados.