UERJ COLOCA VIGILANTES EM RISCO E DÃO ORDENS ABSURDAS!

O Sindicato dos Vigilantes esteve presente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no dia 15/08 para notificar a instituição sobre as inúmeras irregularidades trabalhistas cometidas contra os vigilantes. Contudo, fomos impedidos de entrar na universidade por ordem da administração.

Coincidentemente, no mesmo momento, ocorria uma manifestação de estudantes que reivindicavam melhores condições para si e para os trabalhadores terceirizados, incluindo os vigilantes. De maneira irresponsável, a administração da UERJ instruiu os vigilantes, que já estão enfrentando uma série de abusos trabalhistas, a atuarem como controle de distúrbios durante a manifestação. Esta não é uma função legal dos vigilantes, expondo-os a riscos desnecessários e criando um clima de tensão.

É importante destacar que a contenção de distúrbios é uma atribuição exclusiva das forças de segurança pública, e não dos vigilantes, como a universidade e a empresa vêm irresponsavelmente determinando. Trata-se de uma ordem absurda!

O sindicato repudia veementemente a atitude da UERJ e da empresa Conquista, e orienta todos os vigilantes a não cumprirem ordens absurdas que coloquem suas vidas e integridade física em risco.

Reafirmamos nosso compromisso com a luta por melhores condições de trabalho para todos os vigilantes do Estado do Rio de Janeiro, e não compactuamos com medidas repressivas contra movimentos legítimos de reivindicação por melhores condições de vida e trabalho.

Não vamos compactuar com a atitude ditatorial da Reitoria da UERJ!