JORNAL POVO: NEGLIGÊNCIA DE HOSPITAL CAUSA DEMISSÃO DE DOIS VIGILANTES QUE TENTARAM IMPEDIR A FUGA

O Sindicato dos Vigilantes do Município do Rio de Janeiro entrou na defesa dos dois vigilantes que, no dia 9 de novembro último, tentaram impedir que uma paciente fugisse do Hospital Federal de Bonsucesso onde estava internada por levar um tiro na barriga. A paciente, em crise de abstinência de drogas, acabou agredindo um dos seguranças com um soco e conseguiu evadir-se do hospital.

A empresa de vigilância Persona Vigilância e Segurança LTDA alegou que os seguranças tinham que impedir a fuga da mulher de qualquer maneira.

Pressionada pelo hospital que tinha que dar uma satisfação à sociedade, a empresa acabou demitindo os dois vigilantes por justa causa.

A Diretoria do Sindicato considera desproporcional tal decisão, uma vez que os pro[1]fissionais atuaram para tentar impedir a fuga, chegando um deles aser agredido no rosto, conforme matéria vinculada no RJ TV.

Porém, ambos consideraram que o uso de mais força poderia causar graves danos à saúde da paciente, uma vez que a mesma estava com um dreno no corpo.

Os Vigilantes informaram que a paciente estava visível[1]mente transtornada e certa[1]mente impedi-la poderia causar a sua morte caso ocorresse uma luta corporal ou até mesmo ela caísse da grade, por onde fugiu.

HOSPITAL NÃO EXECUTA PLANO DE SEGURANÇA

Cabe destacar que os Vigilantes não portavam rádio de comunicação e nunca receberam nenhuma orientação sobre os procedimentos a serem realizados em situações como esta. Para que se compreenda o nível de negligência do Hospital de Bonsucesso e da Empresa de Vigilância, esta nunca realizou qual[1]quer treinamento ou instru[1]ção sobre o Plano de Segurança e ações contidas na RESOLUÇÃO – RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013.

O SindVigRio espera resolver o assunto administrativamente, resguardando os direitos trabalhistas destes empregados e evitando a responsabilidade subsidiaria, nos termos do enunciado de súmula 331 do TST, pelos prejuízos e pelos danos causados aos vigilantes demitidos.

Leia a matéria no Jornal abaixo

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2022

JORNAL POVO